Nesta quarta-feira (5), a Igreja Nossa Senhora Aparecida de Rio Maria inicia o tempo quaresmal com a missa de Quarta-feira de Cinzas, que será ministrada pelo Padre Pedro Viana.
Neste dia, os fiéis participam da cerimônia religiosa onde recebem as cinzas em sinal de penitência e de oração.
De acordo com a Irmã Angélita Fernandes, “a Quarta-feira de Cinzas é um dia de penitência, quando os fiéis são convidados a intensificarem a oração, o jejum e a solidariedade e estenderem a prática durante toda a Quaresma”.
Para os católicos, o rito de imposição das cinzas manifesta o desejo de conversão e de arrependimento dos pecados. “Quaresma é tempo dos católicos renovarem a vida espiritual. Reconhecer a infinita misericórdia de Deus, pedir perdão e seguir em frente, com o propósito de uma vida renovada pela morte e ressurreição de Cristo”, destacou Angélita.
Cinzas: São obtidas através da queima das palhas dos ramos usados na Semana Santa do ano anterior. Na abertura da Quaresma, os fiéis são marcados com as cinzas em sinal de penitência. Durante a cerimônia, são lidas passagens bíblicas que falam da oração, do jejum e da caridade.
Quaresma: É o período que antecede a Páscoa. Durante 40 dias, a Igreja Católica intensifica a mensagem de conversão, de penitência e de mudança de vida. Durante este período, algumas pessoas costumam se privar de determinados costumes ou alimentos como forma de jejum. Em algumas igrejas, costuma-se cobrir as imagens com um pano roxo. (Fonte: carajasesportivo.blogspot.com / texto e fotos: José Augusto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário