segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Incêndio no Pará: ao menos 9 pessoas morrem após explosão e fogo na rede elétrica em assentamento do MST

Nove pessoas morreram em um incêndio próximo ao acampamento Terra e Liberdade, na cidade de Parauapebas, no sudeste do Pará. Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do acidente ocorrido na noite de sábado (9). 

De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), havia técnicos trabalhando na rede de internet próximo ao acampamento, quando houve uma explosão, que provocou fogo na rede de energia elétrica atingindo também os primeiros barracos no acampamento. 
Dois barracos pegaram fogo e foram totalmente destruídos pelas chamas. Três trabalhadores e seis moradores morreram. No local, a equipe de reportagem da TV Liberal apurou que 37 pessoas foram socorridas, algumas com queimaduras, outras por terem inalado muita fumaça, mas todas já receberam alta. 
O MST informou que foram encaminhadas 8 pessoas com queimaduras, 7 já foram liberadas, e uma ainda está internada com queimadura de segundo grau, mas o estado de saúde é estável. A coordenação do acampamento acionou Bombeiros e Samu. O fogo foi totalmente controlado, de acordo com a corporação. 
A situação é acompanhada pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio da Defesa Civil de Parauapenas, o Instituto Médico Legal (IML), Corpo de Bombeiros e as polícias Militar e Civil. 

Os corpos foram levados ao Núcleo Avançado da Polícia Científica, de Parauapebas. De acordo com a direção do MST, a empresa de telefonia ofereceu serviços a alguns acampados. 

O serviço seguiu durante toda a tarde de sábado (9) e por volta de 20h, na última parte da instalação, ao tentar fixar uma antena, este equipamento teria entrado em contato com a rede de alta tensão de energia elétrica, o que provocou uma explosão e em seguida, incendiou toda a fiação de internet, alguns barracos, e a cerca que faz a circunferência dos assentados. 

Em nota, a Polícia Militar informou que não faz segurança de propriedade privada, portanto, a informação não procede. "Equipes da PM e do Corpo de Bombeiros foram os primeiros a prestarem atendimento às vítimas do incêndio", finaliza. (fonte: g1/pa)

Nenhum comentário:

VICE-PREFEITA CLEIDE DO SALÃO RECEBE DEPUTADO ESTADUAL FÁBIO FREITAS PARA REUNIÃO COM LIDERANÇAS DE RIO MARIA.

SEXTA-FEIRA, DIA 22 DE MARÇO, 18H, NA IGREJA CASA DA BENÇÃO! Nesta sexta-feira, dia 22 de março, o deputado estadual Fabio Freitas do Republ...