O interesse de adolescentes para as eleições deste ano, em que serão escolhidos o novo presidente, governadores, deputados e senadores, tem crescido.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), de dezembro de 2020 para cá, um total de 2.545 novos eleitores desta faixa etária foram registrados no Pará.
Em comparação com a última eleição, em 2020, o comparecimento está maior, mas o órgão lembra que aquele foi um ano atípico, de pico da pandemia da covid-19.
Esses jovens, assim como todos os outros votantes das eleições de 2022, têm até o dia 4 de maio para tirar o título pela primeira vez ou regularizar alguma pendência.
O secretário de tecnologia da informação do TRE-PA, Alessandro Cruz, explica que isso ocorre porque 151 dias antes das eleições o cadastro eleitoral fica suspenso, de modo que, neste período, não é possível receber novos eleitores, realizar transferência de locais ou a revisão de dados.
Segundo ele, a Justiça Eleitoral precisa deste intervalo para fazer os preparativos para o dia da eleição, com os dados dos eleitores, das seções eleitorais e dos candidatos. O cadastro eleitoral é reaberto finalizados os procedimentos do segundo turno, nos dias após a votação. (OLIBERAL)

Nenhum comentário:
Postar um comentário