Provavelmente, você já ouviu dizer que devemos beber dois litros de água por dia porque o líquido é importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Mas, você sabia que a água também é importante para driblar o mau hálito? Entenda a explicação a seguir e já prepare a garrafinha para carregar na bolsa ou na mochila.
Em outro post, eu já havia dito que a saliva atua como um "detergente bucal", removendo resíduos de alimentos da boca e o excesso de bactérias que causam doenças. Como a saliva é formada por 99% de água, quando consumimos o líquido em pouca quantidade, o fluxo salivar também diminui, favorecendo o acúmulo de placa bacteriana nos dentes e, consequentemente, o surgimento de cáries e problemas gengivais. Sem falar na língua amarelada ou esbranquiçada, mais conhecida como saburra lingual.
É exatamente nesse ambiente rico em detritos e bactérias que ocorrem reações químicas que resultam na liberação de gases ricos em enxofre, responsáveis pelo odor desagradável do tão temido bafo. Então, além de seguir as orientações abaixo sobre o consumo de água no dia a dia, lembre-se de escovar os dentes após todas as refeições e, principalmente, antes de dormir.
A Associação Brasileira de Halitose elaborou quatro dicas sobre o consumo de líquidos. Veja abaixo.
1. Consuma líquidos em quantidade correta, ou seja, 35 ml de água para cada quilo do seu peso, distribuídos ao longo de todo o dia.
2. Adeque o consumo de água à rotina diária. Palestrantes, pessoas que moram ou trabalham em ambientes quentes ou que realizam atividades que exigem esforço físico, geralmente precisam de maiores quantidades.
3. Não espere sentir sede para beber água, e sim transformar esse ato em hábito.
4. Para quem não gosta muito de água, pode investir em sucos, água aromatizada com folhas de hortelã e chás de ervas, como camomila, erva cidreira, canela etc. Porém, a dica não vale para refrigerantes ou bebidas alcoólicas, que acabam desidratando o organismo e comprometendo o hálito.
(DOL com informações do R7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário