Foi realizado na sede da Associação de Produtores Rurais da comunidade Placas, localizada a 53 km de Rio Maria, o lançamento do Projeto Roça Familiar.
O evento contou com a presença do presidente da Associação PA Três Rios Agamenon Rodrigues, do secretário Municipal de Agricultura Eurípedes Bessa, secretário de Governo Eráclito Jesuíno, Claudio Couto da Emater, André Ferreira da Agro projetos e do vereador Paulão Chefia.
Segundo Eurípedes Bessa a nova etapa faz parte da ramificação do projeto no município. “Em 2011 e 2012 foram beneficiadas cerca de 30 famílias na região. Antes das iniciativas da secretaria de agricultura, ao todo eram somente 60 famílias produzindo em Rio Maria, depois esse número saltou para 800 produzindo mandioca, feijão, arroz, abobora e outros. Eles receberam assistência técnica, sementes, calcário e outros”, afirma Euripedes.
Nas placas o programa vai beneficiar 10 famílias de pequenos colonos. Dando preferencia as mais carentes e que tem interesse no projeto. Ela terá que destinar uma área em sua propriedade de até 3 hectares cercada exclusiva para a produção de alimentos durante 5 anos.
A prefeitura fará a analise e correção do solo com calcário e posteriormente o plantio das culturas de arroz, milho, mandioca e abacaxi.
A produção será em beneficio dos colonos. Parte das sementes serão doadas para a associação dos produtores para serem plantadas. O projeto será desenvolvido em parceria com a Emater, Sedap, Frigorífico Rio Maria, Reinarda Mineração e Laticínios Gvinah Girolanda.
O programa atenderá também as colônias Travessão, Mata Azul, Vila Betel, com a duração de 05 anos e pode atingir até 150 famílias.
Já o projeto Roça Solidária 2015/2016 pretende utilizar uma área de 10 alqueires próxima a Rio Maria para a nova safra.
“Na Roça Solidária produzimos alimentos mesmo em solo enfraquecido, foram 70 toneladas de arroz no primeiro ano e no segundo ano produzimos 150 ton em uma área de 5 alqueires. A produção foi distribuída entre as famílias carentes”. afirmou o secretário.
O prefeito em exercício Paulinho disse que o município não medirá esforços para desenvolver o projeto. “Vamos disponibilizar todo o nosso maquinário para a produção destas roças, bem como para o escoamento da produção. Vamos lutar para manter as famílias no campo e viabilizar sua subsistência com dignidade e qualidade de vida, precisamos unir a sociedade toda para fortalecer quem produz nossos alimentos, somos uma corrente, um dependendo do outro”, afirmou Paulinho.
Durante a reunião o radialista Renato Gonçalves apresentou o seu projeto da Rádio Comunitária que poderá ser implantada nas “Placas”. Logo em seguida foi servido um delicioso bolo com refrigerante em comemoração ao Dia dos Pais. (Fonte: oblogdojoseaugusto.blogspot.com / texto e fotos: Idelson Gomes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário