Por volta das 6h da manhã de ontem terça-feira os funcionários das empresas Barbosa Mello, Novo Espaço, Consórcio S11D e ETI se manifestaram em frente a entrada do alojamento e anunciaram que estão em greve por tempo indeterminado. Um caminhão da Andrade Gutierrez foi atravessado na pista impedindo o tráfego de veículos.
Segundo os trabalhadores os motivos que os levaram a protestar foram as condições precárias de banheiros de alguns alojamentos, o salário que veio errado, faltando horas trabalhadas, e reivindicações não atendidas pelas empresas, como por exemplo, os funcionários que residem em Canaã querem ônibus diariamente para ir e vir do trabalho, e os de Parauapebas querem pelo menos duas vezes por semana.
"O maior projeto do mundo que é o S11D não está com salário adequado pelo sindicato". Se queixou um funcionário da Andrade Gutierrez que não quis ser identificado.
Por volta das 9h um representante do Sindicato da categoria compareceu a manifestação para receber as queixas dos trabalhadores, e se comprometeu em passar para as empresas se adequarem as exigências dos funcionários.
Um carro do Consórcio tentou furar o bloqueio e foi tombado pelos manifestantes, e um ônibus da empresa Shalon foi queimado, num ato injustificável de vandalismo. Mas ninguém quis falar sobre o assunto.
O fogo foi controlado pelo corpo de bombeiros. Uma Caminhonete que tentou furar o bloqueio foi tombada.
Até as quinze horas, os trabalhadores ainda aguardavam os representantes da vale e das empresas terceirizadas, para tentar um acordo com o sindicato e os trabalhadores. Segundo eles, se não tiverem suas reivindicações atendidas, a greve vai continuar. (Leia Cardoso)
Nenhum comentário:
Postar um comentário