De amanhã (7) até o dia 14, o Judiciário paraense se integra aos demais Estados na VII Semana Nacional da Conciliação, onde processos em trâmite em todas varas judiciais poderão chegar ao fim, através de acordo entre as partes envolvidas.
Todas as varas da justiça comum, trabalhista, federal, enfim, todo o Judiciário estará envolvido na realização de mutirões de conciliação. Este ano, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), idealizador do programa, determinou, inclusive, a inclusão de mais dois dias, sábado e domingo, aumentando de cinco para sete, o período de realização do trabalho, a fim de alcançar o maior número possível de acordos nas ações judiciais.
Em 2011 foram realizados 168.841 acordos nos cinco dias de conciliação, envolvendo 750 mil processos, 3.181 deles na Justiça do Estado do Pará.
A Expectativa do CNJ este ano é aumentar o volume de acordos com o acréscimo de mais dias na VII Semana. No Pará, a estimativa do CNJ é atender cerca de 15 mil pessoas na VII Semana Nacional de Conciliação na área civil, relativos a processos sobre direito do consumidor, direito familiar (como pensão alimentícia e guarda de filhos), divórcio e boa vizinhança.
De acordo com um dos coordenadores do projeto na justiça estadual paraense, juiz Warderley Silva, a Semana Nacional de Conciliação se resume em um grande esforço que o Judiciário realizará, com a finalidade de criar uma cultura de pacificação, uma forma de quebrar paradigmas, pois ainda prevalece a ação litigiosa dentro do judiciário brasileiro.
Na semana da conciliação em 2011 no Pará, foram feitos 3.181 acordos com 14.197 pessoas atendidas, em 7.915 audiências das 10.453 previamente agendadas. O percentual de realização de audiências foi de 76%. Os acordos são realizados nos fóruns de justiça, previamente agendados pelos juízes dos processos.
(Fonte: Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário