Diferentemente do sistema brasileiro, quando o eleitor americano vota em um candidato ele escolhe, na verdade, um colégio eleitoral dentro de seu estado, composto por delegados, que só então elegerá o presidente. Em todo o país, o colégio eleitoral reúne 538 delegados, de 50 estados e do distrito de Columbia, onde fica a capital Washington.
Para vencera eleição, é preciso o voto de 270.
O censo populacional define quantos representantes cada estado tem direito – quanto maior a população, maior o número de delegados.
Estados menos populosos têm direito a, no mínimo, três delegados, o que ocorre atualmente em oito deles. As unidades com mais moradores possuem mais representantes.
No caso da Califórnia, por exemplo, são 55 delegados. A Flórida tem 29, e o Texas, 38. Para vencer a disputa, o candidato à presidência precisa ter o voto de 270 delegados no país.
Os representantes do colégio eleitoral são eleitos previamente dentro dos partidos. Cada partido precisa nomear o número de representantes exigido em cada estado antes das eleições. (Pesquisa: Otávio Araújo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário