segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Garimpeiros detidos por indígenas no Pará são resgatados pela Polícia Federal

A Polícia Federal retirou 18 garimpeiros neste sábado (27) da Terra Indígena Baú, no sudeste do Pará. 

Lideranças indígenas dizem que os homens estavam detidos por estarem explorando ilegalmente a região. Os 13 homens e 5 mulheres estavam sendo feitos reféns por indígenas Kayapó desde o início da semana. 

Os garimpeiros foram levados para a delegacia de para serem ouvidos. Os indígenas se deslocaram até o garimpo no dia 21 de agosto para montar uma base de vigilância com a intenção de impedir o retorno do trabalho dos garimpeiros. 

A Polícia Federal informou que a ação de resgate continua neste domingo (28) e que ainda não se sabe o total de garimpeiros que seguem em poder dos indígenas. 

A organização indígena, Kabu, informou que, ao todo, havia 79 garimpeiros, sendo que um avião enviado por garimpeiros retirou 12 no início da semana. 

A ação realizada neste sábado (27) com o apoio do Ibama, da Força Nacional, e da Força Aérea, retirou 18 garimpeiros. A expectativa é que retirem os demais garimpeiros neste domingo (28). 

De acordo com o Instituto Kabu, alguns chegaram a fugir para a floresta, mas se entregaram aos indígenas da aldeia Baú presentes no garimpo por estarem com fome. 

A localidade, cuja área equivale a 1,5 milhão de campos de futebol em Altamira, no sudeste do Pará, teve o território homologado em 2008. Na TI, vivem cerca de 190 indígenas dos povos Pu´rô, que são isolados, e os Kayapós. (G1/PA)

Nenhum comentário:

VICE-PREFEITA CLEIDE DO SALÃO RECEBE DEPUTADO ESTADUAL FÁBIO FREITAS PARA REUNIÃO COM LIDERANÇAS DE RIO MARIA.

SEXTA-FEIRA, DIA 22 DE MARÇO, 18H, NA IGREJA CASA DA BENÇÃO! Nesta sexta-feira, dia 22 de março, o deputado estadual Fabio Freitas do Republ...