Estão abertas as inscrições de mesário voluntário para as eleições 2018. O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) segue com o processo aberto até o mês de julho.
A partir de agosto, iniciam os treinamentos para os voluntários. As inscrições devem ser feitas por meio do site. Os interessados devem preencher uma ficha de cadastro e estar atentos aos critérios e vantagens do voluntariado.
De acordo com Carla Ramos, chefe de cartório do TRE/PA em Capanema, eleitores acima de 18 anos e regular com a Justiça Eleitoral devem se atentar ao prazo, já que o treinamento será realizado por profissionais qualificados do Tribunal para poderem prestar o melhor serviço possível aos eleitores no dia do pleito. Uma das novidades é que, este ano, haverá treinamento online, com vagas predeterminadas pelo Tribunal.
Vale ressaltar que pessoas com deficiência, dependendo da especificidade, também pode ser mesário. “O voluntariado é um dos maiores processos de exercício de cidadania e oportuniza aos eleitores o acesso direto no processo da escolha dos governantes”, afirma Carla.
Quem já foi mesário deve fazer nova inscrição.
A Justiça garante dispensa de dois dias no trabalho pelo dia das eleições e no período do treinamento.
Ser voluntário também é uma atividade que servirá como critério de desempate em concursos e os acadêmicos matriculados em instituições cadastradas no TRE vão acumular hora complementar nas atividades extras curriculares.
Segundo a legislação, o mesário é convocado para atuar, preferencialmente, no local e seção de voto para viabilizar o direito do eleitor.
Quem não pode ser mesário?
Restrições
- Os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o 2º grau, inclusive, e bem assim o cônjuge;
- Membros de diretórios de partido político, desde que exerçam função executiva;
- Autoridades e agentes policiais;
- Funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo;
- Eleitores menores de 18 anos;
- Os que pertençam ao serviço eleitoral.
(Michelle Daniel/Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário