Acontece neste final de semana, sexta-feira, dia 28, e sábado, dia 29, as provas de Team Penning, Três Tambores e Team Roping que serão realizadas nas dependências da Fazenda JP de propriedade do pecuarista Roberto Paulinelli.
Os competidores estarão concorrendo a uma premiação em dinheiro em todas as categorias.
As provas começam na sexta-feira (28), às 16h, com o Team Roping, e no sábado, às 9h, com a prova dos três tambores, às 16h, com o Team Penning. A organização da competição é de Roberto Paulinelli e o apoio de Mosquito, Aleisson e João Fivela.
A PROVA DO TEAM ROPING OU LAÇO EM DUPLA.

O laçador que ocupa o lado esquerdo do brete é chamado cabeceiro, pois ele deve laçar a cabeça do novilho e o competidor do lado diretito é o peseiro, pois tem que laçar as patas traseiras.
Os cavalos precisam ficar frente a frente antes da largada e nenhum animal pode sair antes do boi, caso contrário, a dupla é penalizada.
Depois que a barreira é aberta, o boi sai em disparada. O cabeceiro é o primeiro a sair atrás do animal. Assim que o boi é laçado pelos chifres, o peseiro deve entrar em ação.
Se o cabeceiro “queimar” a largada, por exemplo, a dupla tem 10 segundos acrescentados ao tempo final. Já o peseiro, se laçar apenas uma das patas do boi, terá 5 segundos de penalidade.
Os competidores precisam ser ágeis e bem treinados para serem campeões. O team roping foi desenvolvido por cowboys nos ranchos americanos pela necessidade de capturar animais adultos envolvendo mais de um homem.
A PROVA DOS TRÊS TAMBORES

A contagem é feita por um dispositivo eletrônico e começa quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. A medida oficial entre os tambores é de 27,50m entre o 1º e o 2º, e de 32m entre o 2º e o 3º, podendo variar conforme a disposição da pista.
A derrubada de cada tambor penaliza a competidora em cinco segundos acrescidos ao tempo final. O tempo da amazona depende de vários fatores mais comumente associados às condições físicas e mentais do cavalo, às habilidades da competidora e ao tipo de solo.
O juiz tem função de fiscal na modalidade. Após o término da apresentação, se o cavalo apresentar qualquer ferimento proveniente do chicote e ou da espora, a competidora é desclassificada.
A PROVA DO TEAM PENNING

O competidor precisa ser rápido, habilidoso e ter sorte.
A modalidade funciona da seguinte forma: cada grupo tem três participantes; a equipe precisa separar os bois que estão identificados com um número; vence quem guardar os animais no cercado em menos tempo.
Uma das únicas modalidades em que os três competidores terão que trabalhar em um nível altíssimo de sintonia, correndo contra o cronômetro em milésimos de segundos. É perceptível que a modalidade exige uma dedicação intensa destes competidores em cursos, treinos, concentração, sintonia e espírito de equipe com habilidades dentro e fora da pista.
A modalidade TEAM PENNING, chegou ao país (BRASIL ) por volta de 1995, sendo praticada no estado de SP. Em 2005 a modalidade começou a expandir para outras regiões, e hoje tem mais de 1.000 competidores dedicados assiduamente espalhados por todo Brasil. (Fonte: blogdojoseaugusto.com / texto: José Augusto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário