sábado, 25 de janeiro de 2014

No Pará, É preciso atenção para identificar cédulas falsas

Você sabe se a cédula que está no seu bolso é mesmo verdadeira? Receber e passar dinheiro são práticas do cotidiano das pessoas, por isso todos estão vulneráveis a ter prejuízos com dinheiro falsificado. E a nova família do real, com as cédulas de R$ 2 a R$ 100 reais, está em circulação desde 2010, com mudanças no tamanho, temas e tonalidade,que ajudam a dificultar a falsificação. 

Muitos brasileiros ainda não sabem identificar e reconhecer a diferença daquelas que realmente têm valor para outras falsificadas. “Normalmente elas estão nas feiras, em comércios pequenos de boa parte da periferia e até nas festas noturnas. Nas grandes empresas é mais difícil, já que os funcionários recebem treinamento para esse tipo de identificação”, aponta Ualame Machado, delegado da Polícia Federal do Pará. 

Mesmo assim, a média é de apenas 20 notas apreendidas anualmente. Em comparação aos dados do Banco Central, esse número é de apenas 1% diante do total de 4.528 cédulas falsas apresentadas no banco durante o ano de 2013. Mesmo assim, é preciso ficar atento para não cair em armadilhas. 

Como verificar as cédulas de real: Quando você receber uma cédula, veja sempre os principais elementos de segurança: - Nas notas da Primeira Família do Real: verifique a marca-d’água, a imagem latente e o registro coincidente. Verifique também o relevo. - Nas cédulas da Segunda Família do Real: verifique a marca-d’água, o número escondido, a faixa holográfica (nas notas de 50 e 100 reais) e o número que muda de cor (nas notas de 10 e 20 reais). Sinta também o alto-relevo. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

VICE-PREFEITA CLEIDE DO SALÃO RECEBE DEPUTADO ESTADUAL FÁBIO FREITAS PARA REUNIÃO COM LIDERANÇAS DE RIO MARIA.

SEXTA-FEIRA, DIA 22 DE MARÇO, 18H, NA IGREJA CASA DA BENÇÃO! Nesta sexta-feira, dia 22 de março, o deputado estadual Fabio Freitas do Republ...