A Estratégia de Saúde da Família Noêmia Gomes de Morais do bairro Remor realizou palestras sobre Hanseníase na tarde de ontem quinta-feira, dia 30, por volta das 15h. Além da orientação técnica, que foi ministrada pelo coordenador da unidade, Enfermeiro Danilo Vieira Alves, panfletos sobre a doença também foram distribuídos aos moradores.
De acordo com informações, a Hanseníase é uma doença crônica que atinge principalmente a pele e os nervos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos, e que ainda pode ser considerada um grande problema de saúde publica, apesar de ser de fácil cura.
Segundo Danilo, a ocasião foi uma grande oportunidade para explicar sobre as formas de transmissão, tratamento e prevenção. Ele ressalta que a palestra serviu para orientar e esclarecer a comunidade sobre a Hanseníase.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é líder mundial em prevalência da hanseníase. Em 1991, foi assinado pelo governo brasileiro um termo de compromisso mundial, comprometendo-se a eliminar esta doença até 2010.
Entretanto, a cada ano, há mais de quarenta mil novos casos tendo, entre eles, vários indivíduos em situação de deformidade irreversível.
Nos dias 24, 26 e 27 de janeiro são comemorados, respectivamente, o Dia Mundial de Combate à Hanseníase e o Dia Estadual de Combate à Hanseníase. De acordo com o Enfermeiro Danilo, um dos motivos para a realização da palestra foi tirar dúvidas dos moradores do bairro de como evitar a doença.
O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Maria através da Secretaria Municipal de Saúde, Rádio Berokan FM e Blog do José Augusto. (Fonte: carajasesportivo.blogspot.com / texto e fotos: José Augusto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário