quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Mulher é condenada a 34 anos de prisão por usar o Twitter.

Uma estudante da Universidade de Leeds, na Inglaterra, que decidiu passar as férias na Arábia Saudita, sua cidade natal, foi condenada a 34 anos de prisão por ter uma conta no Twitter e compartilhar mensagens contra o governo saudita. 

Identificada como Salma al-Shehab, de 34 anos, a mulher, mãe de dois filhos, já havia sido condenada a três anos pelo "crime" de "causar agitação pública e desestabilizar a segurança civil e nacional". 

Porém, na última segunda-feira (15), um recurso mudou a sentença de Salma, que foi condenada a 34 anos de prisão e 34 anos de proibição de viagens. 

Segundo publicou o jornal inglês The Guardian, as novas acusações afirmam que Salma estaria "ajudando aqueles que procuram causar agitação pública e desestabilizar a segurança civil e nacional seguindo suas contas no Twitter e dando retuítes". 

A estudante não era conhecida como ativista nem na Europa e nem na Arábia Saudita. No Twitter, Salma tem 2.597 seguidores, enquanto no Instagram possui apenas 159. 

Ela se descreve nas redes como higienista dental, educadora médica, estudante de doutorado e professora da Universidade Princess Nourah Bint. 

Na rede de compartilhamento em 280 caracteres, a mulher posta sobre suas situações de estresse, foto com os filhos e retuira posts de dissidentes sauditas que vivem no exílio, além de pedir a libertação de prisioneiros políticos. 

Ela também aparenta apoiar Loujain al-Hathloul, uma ativista feminista que foi presa anteriormente por apoiar os direitos de direção para mulheres. O Twitter não comentou o caso. (oliberal)

Nenhum comentário:

VICE-PREFEITA CLEIDE DO SALÃO RECEBE DEPUTADO ESTADUAL FÁBIO FREITAS PARA REUNIÃO COM LIDERANÇAS DE RIO MARIA.

SEXTA-FEIRA, DIA 22 DE MARÇO, 18H, NA IGREJA CASA DA BENÇÃO! Nesta sexta-feira, dia 22 de março, o deputado estadual Fabio Freitas do Republ...